A educação de qualidade na primeira infância é fundamental para o fortalecimento ao longo de toda a trajetória escolar.
Com esse compromisso, desde 2019, o governo do Pará tem ampliado investimentos no processo de ensino e aprendizagem na região do Marajó, por meio da construção de creches, modernização da rede pública, entrega de equipamentos tecnológicos e fortalecimento da autonomia das escolas.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e têm como foco o desenvolvimento social, a geração de emprego e o apoio direto às famílias marajoaras.
Creches
É o caso do programa "Creches Por Todo o Pará", que segue entregando unidades de educação infantil que oferecem ambientes seguros, confortáveis e adequados ao desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos, além de contribuir para que mães e responsáveis possam retornar ao mercado de trabalho com mais tranquilidade.
Cada unidade tem capacidade para atender até 200 crianças, fortalecendo a política de educação infantil e ampliando o acesso ao ensino desde os primeiros anos de vida.
O Marajó já conta com duas creches nos municípios de Melgaço e Cachoeira do Arari, beneficiando diretamente 400 famílias. Do mesmo modo, mais três unidades estão em fase de conclusão: Soure, Salvaterra e Santa Cruz do Arari, com investimento em torno de R$ 18 milhões de reais.
A estudante Regiane Corrêa, mãe de João Arthur, moradora de Cachoeira do Arari, destacou a importância da nova creche para as famílias da comunidade.
"É muito importante uma creche assim, principalmente para as mães que não têm rede de apoio. A creche oferece cuidado, alimentação de qualidade e ensino integral, o que nos dá segurança para trabalhar sabendo que nossos filhos estão bem cuidados", afirmou.
As creches de Soure e Salvaterra contarão com nove salas de aula, sala multiuso e parquinho em areia.