O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), deu início nesta quinta-feira (22) às atividades do Barco Hospital São João XXIII em 2026, com a primeira expedição do ano em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
Desde que iniciou as operações, no final de 2024, a unidade fluvial já realizou cerca de 200 mil atendimentos, ampliando o acesso da população ribeirinha e de comunidades do interior a serviços de saúde de média complexidade.
Caviana
A embarcação parte de Manaus com destino à comunidade do Caviana, onde ficará ancorada entre os dias 23 e 29 de janeiro, oferecendo atendimentos de saúde à população local e de comunidades adjacentes, fortalecendo a política de interiorização dos serviços de saúde executada pelo Governo do Amazonas.
Durante o início das atividades, o governador ressaltou a importância estratégica do Barco Hospital para integrar os serviços da Atenção Básica, executados pelos municípios, com a rede estadual de média e alta complexidade.
"Aqui nós temos uma estrutura que permite fazer consultas médicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultórios odontológicos e procedimentos ambulatoriais. Essa estrutura é um hospital de média complexidade sobre as águas. Conseguimos fazer o atendimento intermediário entre o que faz uma prefeitura, na Atenção Básica, e o estado com o atendimento de alta complexidade na capital", afirmou Wilson Lima.
A unidade fluvial foi construída pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT-AM), do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de outras instituições parceiras, que contribuíram para viabilizar a concepção e implantação do projeto.
26ª expedição
Esta é a 26ª expedição do Barco Hospital São João XXIII e a segunda atuação da unidade em Manacapuru. Em fevereiro de 2025, a embarcação realizou mais de 1,4 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré, reforçando o alcance regional do serviço.
A prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel, destacou o papel do município como polo regional de saúde e a relevância da escolha da comunidade do Caviana como ponto estratégico de atendimento.
"Manacapuru é polo para mais de sete municípios", explicou.