Por:

Quilombolas aprovados em universidade do Pará

Quatro estudantes de escolas estaduais, residentes na Comunidade Quilombola do Abacatal, em Ananindeua, foram aprovados no Processo Seletivo Especial Quilombola da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A conquista é resultado do apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das ações pedagógicas desenvolvidas pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) 5 de Ananindeua.

Foram aprovados os estudantes João Paulo Cardoso dos Santos, no curso de Cinema e Audiovisual; Maria Clara Cardoso e Cardoso, em Ciências Biológicas; Marcela Barbosa Monteiro, em Museologia; e Cristiano Batista, calouro do curso de Inteligência Artificial.

O estudante João Paulo Cardoso dos Santos destacou a importância da preparação oferecida pela escola e pela secretaria.

"A escola foi essencial, aplicando provas e simulados, e eu fiz a minha parte, estudando e revisando. Além das aulas de segunda a sexta, ainda tinha aula aos sábados, com os aulões. Foi muito bom. Estou muito feliz".

Aulões

Os estudantes participaram de aulões preparatórios voltados aos candidatos do Processo Seletivo da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizados diretamente na comunidade.