A Segurança Pública do Amapá consolidou, em 2025, o período de maior produtividade e redução de índices da história.
Entre os números em queda, os registros de roubo despencaram de 10,2 mil ocorrências em 2022 para 3,3 mil em 2025, que representa uma redução de 67,25% em todo o estado.
A redução na série histórica, desde 2023, reflete o fortalecimento das ações integradas do programa Amapá Mais Seguro, do Governo do Estado. Especificamente em Macapá, os registros caíram de 8,5 mil em 2022 para 2,8 mil em 2025.
Nos demais municípios, o índice reduziu de 1,6 mil para 515 casos no mesmo intervalo.
Latrocínio
Nos casos de latrocínio, o roubo seguido de morte, os indicadores também apontam uma tendência de queda e estabilização nos níveis mais baixos da série histórica recente.
O estado registrou 13 ocorrências em 2023. Já nos anos de 2024 e 2025, os números permaneceram estáveis, com 4 casos registrados em cada ano.
"São resultados do planejamento estratégico, que definiu a Segurança Pública como uma das prioridades da gestão. Em 2022, vivemos um cenário onde grupos criminosos concentraram seus ataques contra o cidadão. Conseguimos reverter essa lógica e reduzir os roubos. Ao asfixiar a logística do crime e retirar armas e drogas das ruas, garantimos atuação técnica que protege patrimônio e vidas das famílias", exaltou o secretário da Segurança Pública, Cezar Vieira.
Esses indicadores reforçam a eficácia do policiamento preventivo, ostensivo, investigativo e do uso de tecnologia na proteção do cidadão, além de investimentos em projetos sociais que levam serviços e prevenção para dentro das comunidades.
As investidas fortalecem o vínculo entre os moradores e as forças de segurança e transformando as delegacias e batalhões em pontos de apoio e cidadania.
O programa Amapá Mais Seguro foca na gestão integrada e tecnologia para reduzir a criminalidade.