Por:

Acre amplia companhia de armazéns com investimento

O governador do Acre, Gladson Camelí (PP), cumpriu agenda nesta quinta-feira (15) ao visitar a obra da nova sede da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), em Rio Branco.

A revitalização só foi possível graças a uma emenda parlamentar apresentada pela então senadora Mailza Assis (PP), hoje vice-governadora, que garantiu recursos para reforma e transformação do local.

O valor do investimento ultrapassa R$ 2,5 milhões e a entrega do local está prevista para ocorrer ainda em março.

O presidente da Cageacre, Pádua Cunha, destacou que o prédio que hoje abriga a nova sede da instituição já foi o Armazém 01 da companhia.

Abandonado

Segundo o presidente, o espaço estava abandonado e servia como depósito de materiais inservíveis de diversas secretarias.

Além de funcionar como sede da Cageacre, o espaço contará com uma área chamada Espaço Agrocultural, destinada a atividades da agricultura familiar e eventos culturais, como festas comunitárias e arraiais.

Festas comunitárias

"Esse espaço será destinado à Unisol, a União das Associações de Produtores da Agricultura Familiar, e também à Fundação Elias Mansour, para a realização de festas comunitárias, arraiais e diversas atividades voltadas tanto à agricultura quanto à cultura", pontuou o presidente.

Cunha ressaltou ainda a importância da rede de armazéns da Cageacre para o fortalecimento da produção agrícola no estado. Atualmente, são 11 unidades distribuídas em municípios como Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul, que atendem principalmente pequenos e médios produtores.

"Os armazéns recebem e beneficiam grãos como milho e arroz, além de produtos da agricultura familiar e de comunidades indígenas. Estamos preparados para apoiar tanto a produção local quanto o armazenamento de produtos que chegam de fora", afirmou o presidente.

O governador disse que a Cageacre tem sido fundamental como agente desenvolvedor do estado, atuando em parceria com à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta pelo IBGE, mostram que em dezembro foram produzidas 186.972 toneladas em 62.804 hectares de terra plantada em todo o estado e essa cultura tem seguido um crescimento expressivo nos últimos anos.

"A expansão da agricultura no Acre exige não apenas incentivo à produção, mas também investimentos em infraestrutura e espaços públicos que fortaleçam esse trabalho. A revitalização de prédios como este, que agora se transforma em sede da Cageacre, é um exemplo de como podemos dar novo significado a áreas antes abandonadas e colocá-las a serviço da comunidade".

Agência de Notícias do Acre