Por:

Defeso do caranguejo-uçá começa em fevereiro no Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) informa que o primeiro ciclo do período conhecido como "defeso" do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) será de 1º a 06 de fevereiro de 2026.

Durante o defeso, caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e se deslocam pelos mangues para o acasalamento. Nesse período, fica proibido caçar os caranguejos.

Os Ministérios da Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, no uso de suas atribuições, publicaram a Portaria nº 45, em 12 de janeiro (segunda-feira), estabelecendo o calendário com os períodos de defeso do caranguejo-uçá no Pará e mais 10 estados das regiões Norte e Nordeste.

O diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, reforçou a relevância socioambiental do defeso do caranguejo.

"Qualquer interferência durante a andada do caranguejo, no período de reprodução, pode afetar a produção do caranguejo durante todo o ano", explica.

"Principalmente as pessoas, os nativos de regiões de mangue, que dependem do caranguejo, precisam dessa proteção. Para toda essa cadeia extrativista, a comercialização, é importante preservar nesse período para ter durante o ano todo".