O governo do Amazonas vai implantar iluminação pública com LED nas áreas que serão urbanizadas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O Prosai é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
A iluminação em LED nas áreas de intervenção do programa deve seguir o mesmo padrão de qualidade determinado no Programa Ilumina Amazonas. O programa modernizou a iluminação pública dos 61 municípios do interior e agora chegará a esse projeto de urbanização em Parintins.
Requalificação
O Prosai vai promover a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados ao redor da Lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros (Francesa, Palmares, Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Castanheira e Centro).
Na parte de habitação, serão reassentadas 832 famílias de áreas de risco e construídas 504 unidades habitacionais.
A implantação do novo sistema de iluminação vai abranger as ruas, praças, parques e outros espaços urbanos requalificados pelo programa. A tecnologia LED proporciona maior eficiência e redução de custos com energia, contribuindo com a segurança nos espaços públicos.
De acordo com o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com cidades mais seguras e modernas. "A iluminação em LED, além de garantir maior eficiência energética, assegura melhor luminosidade nos espaços públicos. Isso representa um fator fundamental para a segurança. A iluminação adequada incentiva a permanência das pessoas nos espaços públicos à noite".