Por:

Programa Primeiro Ofício insere jovens paraenses no mercado de trabalho

O Programa Primeiro Ofício já possibilitou a inserção de mais de 3.400 jovens no mercado de trabalho no estado do Pará, tornando-se uma importante política pública de inclusão social e geração de oportunidades para a juventude.

Lançado em agosto de 2019, o programa tem como foco oferecer a primeira experiência profissional a jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é gerida pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e mantida pelo Governo do Estado.

O principal objetivo é ampliar o acesso ao mercado formal de trabalho por meio da sensibilização de empresas que recebem benefícios fiscais ou sociais, estimulando-as a destinar 30% das vagas do Programa Jovem Aprendiz a jovens em situação de risco social, que cumprem medidas socioeducativas ou que tenham passado pelo sistema prisional.

As empresas parceiras recebem o selo "Empresa Cidadã", reconhecimento concedido a organizações que contribuem para a inclusão produtiva e social. Atualmente, 89 empresas já foram certificadas pelo programa, fortalecendo a rede de oportunidades e ampliando o alcance da iniciativa em diferentes regiões.

Além da inserção no mercado de trabalho, o Programa Primeiro Ofício garante capacitação teórica e prática aos participantes, por meio de contratos de aprendizagem com duração de até dois anos, conforme estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

Podem participar do programa jovens entre 14 e 24 anos que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), matriculados na rede pública de ensino ou em programas de bolsa integral financiados com recursos públicos, residentes em áreas com altos índices de violência ou em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os jovens interessados podem enviar currículo atualizado para: [email protected] ou comparecer presencialmente ao Sine/Seaster.