Por:

Amapá reforça segurança com 2,4 mil agentes

O governo do Amapá reforçou o policiamento em todo o estado durante as festividades de fim de ano com 2.490 agentes que atuarão sob regime de escala extra remunerada. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), incluem atuação ostensiva, atendimentos de saúde e sobrevoos estratégicos.

Os policiais que estão no plantão normal continuam exercendo rondas rotineiras sem alterações. As ações ostensivas, como as operações "Papai Noel" e "Protetor" seguem mantidas. A operação Papai Noel começou no dia 9 deste mês.

Ambas as operações intensificam o policiamento ostensivo e preventivo, ampliando a segurança para a população e o setor comercial, com efetivo a pé, patrulhamento motorizado, drones e apoio do videomonitoramento. Por dia, são 72 policiais nas ruas.

A operação acontece até o dia 31, e se integra ao policiamento das festas de fim de ano, como a do maior Réveillon da Amazônia, organizada pelo governo estadual no Anfiteatro da Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, apesar do policiamento atender a todos os municípios, o foco estratégico é em Macapá, Santana e Mazagão, cidades que registram maior fluxo de pessoas.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado recebeu uma carreta de monitoramento que começou a ser usada no dia 13 para reforçar ainda mais o patrulhamento no estado.

O equipamento conta com uma torre de 15 metros e câmeras de alta precisão, capazes de realizar reconhecimento facial e identificar características que auxiliam na verificação de pessoas suspeitas, ampliando a capacidade preventiva das forças policiais.

O Corpo de Bombeiros Militar também teve o efetivo reforçado e atuará com 400 servidores, mantendo uma média de 80 militares por dia em postos estratégicos, especialmente durante a programação do Réveillon do Amapá na capital, entre os dias 27 e 31.

O monitoramento aéreo e especializado também ganha reforço. O Grupo Tático Aéreo (GTA) atuará com patrulhamento terrestre no entorno da Fortaleza de São José de Macapá e sobrevoos estratégicos com o helicóptero Gavião Uno. Paralelamente, a Polícia Civil reforça o plantão com 14 servidores adicionais por evento, garantindo agilidade no registro de ocorrências e no suporte judiciário.

Com o objetivo de proteger o setor econômico, a Secretaria de Justiça e Segurança alinhou estratégias com a Fecomércio para o policiamento das áreas comerciais. O objetivo dessas ações integradas é prevenir e reprimir a criminalidade em um período de grande circulação de pessoas.