Por: Da Redação

Turismo do Amapá cresce acima da média nacional

Amapá registra aumento significativo no setor do turismo | Foto: Gabriel Penha/GEA

O ano de 2025 consolidou-se como um marco para o turismo do Amapá, com resultados que evidenciam o fortalecimento do setor. De janeiro a outubro de 2025, o estado registrou a circulação de 130.075 passageiros e visitantes e 57.609 veículos pela principal via terrestre de acesso. No mesmo período de 2024, os números eram de 94.409 passageiros e 43.730 veículos, demonstrando avanço significativo.

O desempenho reflete ações de fomento ao Turismo de Fronteira e de Negócios, previstas no Plano Estadual de Turismo e no Plano Brasis.

Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) apontam que, em 2025, o Amapá recebeu 44.658 turistas internacionais, alcançando a 12ª posição no ranking nacional e a segunda colocação na Região Norte em recepção de visitantes estrangeiros.

No setor aéreo, medidas estruturantes impulsionaram a conectividade do estado, como a redução da alíquota do ICMS sobre combustíveis de aviação, que viabilizou a ampliação da malha aérea. Como resultado, a partir de dezembro, passaram a ser operados voos diários entre Macapá e o Rio de Janeiro.

O turismo fluvial também se destacou em 2025, com a terceira escala do cruzeiro internacional Seabourn Adventure no estado, trazendo mais de 650 turistas estrangeiros e reforçando o Amapá no circuito do turismo internacional.