Por:

Acre comemora 50 anos da Emater

Em uma celebração de reconhecimento e agradecimentos, os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Acre) estiveram ao lado do governador Gladson Camelí, nesta quinta-feira, 4, para comemorar meio século da instituição, que promove o desenvolvimento rural sustentável, levando assistência técnica, extensão rural, conhecimento e esperança para milhares de famílias que fazem a base da produção agrícola do estado.

Fortalecimento

Na ocasião, o presidente da Emater, Rynaldo Lúcio dos Santos, ressaltou que a gestão do governador foi decisiva para o fortalecimento da instituição, garantindo investimentos que impulsionam a produção rural e renovam a esperança em novas conquistas.

"Quando o governador Gladson assumiu, reconheceu a importância da Emater para dar assistência à agricultura familiar e retirou a instituição do rol de extinção. Desde então, temos trabalhado para reestruturá-la e estamos reorganizando a Emater para que ela volte a ter um papel forte e presente no apoio às famílias agricultoras", destacou.

Com essa nova fase, Santos frisou que a instituição contou com novos veículos, com capacitação e equipamentos de campo que revolucionaram a forma de trabalho da instituição.

"Assim conseguimos levar uma assistência técnica de qualidade, que fortalece o homem do campo e contribui para que ele permaneça produzindo na zona rural. Nossa meta agora é realizar um concurso público para repor as vagas da Emater. O último concurso foi em 1988, e hoje nosso quadro está defasado. Precisamos de técnicos e engenheiros para fortalecer ainda mais a instituição. Com novos profissionais, poderemos ampliar o atendimento e garantir que a agricultura familiar continue crescendo", estabeleceu.

Em seu discurso, o governador expressou gratidão a cada um dos servidores, que, segundo ele, se dedicam em diminuir as diferenças e desenvolver o estado.

Tacita Muniz/Governo do Acre