Por:

Manaus discute em seminário justiça tributária no Norte e Nordeste

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou, nesta terça-feira (2), durante uma live transmitida direto de Brasília (DF), que a capital amazonense sediará um grande seminário nacional sobre justiça tributária e equidade no financiamento municipal, reunindo prefeitos, vereadores, governadores, senadores, deputados federais e especialistas de todo o Norte e Nordeste. A iniciativa marca um movimento inédito e consolida Manaus no centro do debate nacional sobre o pacto federativo.

O anúncio ocorre após reunião estratégica na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), onde foi apresentado o painel do Indicadores de Financiamento e Equidade Municipal (Ifem), revelando um cenário de desigualdade profunda que atinge a região Norte há mais de 60 anos. Com o seminário, David Almeida assume protagonismo na construção de uma frente ampla para cobrar do Governo Federal a correção das distorções tributárias que limitam o desenvolvimento da Amazônia.

"Manaus não aceita mais ser tratada como município de segunda classe. É hora de corrigir 60 anos de injustiças", afirma David Almeida.

Segundo o Ifem: 92% dos municípios brasileiros recebem proporcionalmente mais recursos que Manaus; no FPM, Manaus é pior financiada que 98% das cidades do país; no SUS, a capital amazonense está atrás de 99% dos municípios; na educação, 95% das cidades recebem mais que Manaus; na compensação financeira por recursos naturais, instrumento que deveria beneficiar a Amazônia, Manaus fica atrás de 98% dos municípios brasileiros.

"O Brasil homenageia a Amazônia, celebra a floresta, discute preservação nas grandes conferências internacionais, mas o povo que protege essa floresta é o mais subfinanciado do país. Isso é injustiça histórica. E nós vamos liderar essa mudança".