Por:

Relatório sobre o incêndio em Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) divulgou o balanço com os detalhes sobre a operação que, primeiramente, controlou e, posteriormente, extinguiu o incêndio que atingiu dois galpões no Distrito Industrial II, na Zona Leste de Manaus (AM).

O trabalho foi concluído na manhã de quinta-feira (7).

A ocorrência havia sido iniciada na tarde da última terça-feira (5) e foi encerrada em menos de 48 horas, segundo balanço apresentado pela coorporação estadual.

O local afetado é um complexo de três galpões das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, com 35 mil m² no total. As chamas destruíram 22 mil m² e o trabalho dos bombeiros preservou 13 mil m².

No espaço havia materiais como plásticos industriais, pneus e combustíveis, todos de alta inflamabilidade e toxicidade, de acordo com o CBMAM.

No combate, foram empregados 205 militares e 26 viaturas, entre caminhões de combate, plataformas, veículos de transporte de pessoal e unidades de resgate.

Foram utilizados também líquido gerador de espuma, produto antichamas com nanotecnologia, e aeronave remotamente pilotada para apoio às equipes. Empresas do Distrito Industrial integrantes do Plano de Auxílio Mútuo auxiliaram com caminhões-pipa, brigadistas e equipamentos.

Ainda segundo a cooporação e o governo estadual, a operação contou ainda com suporte de órgãos estaduais, incluindo a Polícia Militar, que fez o isolamento da área, e secretarias responsáveis por alimentação, abastecimento de água e apoio logístico.

O acionamento foi registrado às 12h10, com a primeira viatura chegando ao local às 12h22. Às 6h da última quinta-feira, todos os focos de incêndio estavam eliminados.