O Amapá realizou 816 cirurgias eletivas em julho de 2025, o maior número mensal já registrado pelo Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, em Macapá. A marca, conforme divulgado pela Agência Amapá de notícias, foi alcançada por meio do programa Zera Fila, superando a meta de 650 procedimentos fixada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Desde dezembro do ano passado, o hospital contabiliza pouco mais de 4,8 mil intervenções, reduzindo de forma expressiva a lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
O programa é realizado em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), que realiza o atendimento hospitalar, e contempla especialidades como ortopedia, urologia, neurocirurgia, vascular, oncologia e cabeça e pescoço.
Ainda de acordo com a Agência Amapá, em julho, as cirurgias gerais lideraram, com 287 casos, seguidas por 199 ortopédicas, 121 urológicas e 46 neurocirurgias.
Nesse período, houve ainda 22 vasculares, 21 oncológicas, 19 torácicas e 16 de cabeça e pescoço, além de procedimentos em áreas como otorrinolaringologia, mastologia, plástica e bucomaxilofacial, ampliando o alcance do atendimento.
Para a Sesa, a ampliação da estrutura física do centro cirúrgico, com novas salas e aquisição de materiais, e a contratação de equipes multiprofissionais possibilitaram o aumento de atendimentos. O governo estadual aponta o Zera Fila como principal ação para reduzir a fila, que caiu de cerca de 6 mil para 1 mil pacientes.
A previsão da Saúde estadual é de eliminar a espera até o fim deste ano, com a continuidade de investimentos, o reforço nas equipes e parcerias com entidades civis para manter o ritmo de procedimentos.