O consumo de gás natural no Amazonas registrou alta de 1,24% no primeiro semestre deste ano. Dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apontam que a média diária foi de 5,450 milhões de metros cúbicos, frente a 5,383 milhões no mesmo período do ano anterior.
A expansão, conforme divulgado pela Agência Amazonas de notícias, é atribuída à ampliação da rede de distribuição e ao aumento da procura por parte dos consumidores.
O setor termelétrico continua sendo o principal responsável pelo volume consumido, com uma média diária de 4,577 milhões de metros cúbicos entre janeiro e junho.
Esse número representa um crescimento de 1,15% em comparação aos 4,525 milhões de metros cúbicos registrados no primeiro semestre de 2024.
O gás natural é utilizado para a geração de energia elétrica em cidades como Manaus, Coari, Codajás, Anamã, Anori e Caapiranga. No segmento industrial, o aumento foi de 5,84%. O volume médio diário consumido passou de 185,4 mil para 196,2 mil metros cúbicos no primeiro semestre de 2025.
Atualmente, 80 unidades consumidoras dos setores químico, metalúrgico, papel e papelão e duas rodas utilizam gás natural no processo produtivo.
As maiores fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) estão entre as empresas que utilizam o combustível.
O setor comercial, formado por cerca de 300 usuários, incluindo restaurantes, academias, hospitais, lavanderias, shoppings e supermercados, de janeiro a junho, a média diária foi de 7,3 mil metros cúbicos, um aumento de 15,4% em relação aos 6,3 mil metros cúbicos consumidos no mesmo período do ano passado. A maior variação proporcional foi observada no segmento residencial, que alcançou 25% de crescimento.