Por:

PIB de Rondônia pode crescer 5,5%, segundo BB

Rondônia deve alcançar um crescimento de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, segundo projeção divulgada na Resenha Regional de julho do Banco do Brasil.

O percentual coloca o estado na segunda posição entre as unidades da federação com maior expectativa de alta no próximo ano, atrás apenas do Mato Grosso, que tem previsão de 6,7%. Rondônia também lidera entre os estados do Norte.

O avanço indica aumento na produção de bens e serviços locais e reflete o desempenho de vários setores.

Dados da mesma resenha mostram que o estado superou o Mato Grosso do Sul, que aparece com estimativa de 5,3%, e ultrapassou Roraima e Tocantins, que registram projeções de 4,5% e 4,4%, respectivamente.

A expectativa de crescimento tem relação com a ampliação de investimentos públicos e privados, além de estratégias voltadas para a qualificação da mão de obra. Entre as ações que contribuíram para o cenário positivo estão a liberação de crédito para pequenos empreendedores, apoio à criação de empresas e incentivos a negócios inovadores.

A abertura simplificada de firmas e a execução de missões comerciais também são apontadas como fatores importantes.

O setor agropecuário continua sendo uma das bases da economia local, com destaque para a exportação de alimentos e o estímulo à produção sustentável. Rondônia também tem expandido os investimentos em infraestrutura, educação técnica e formação profissional.

Em 2025, a expectativa é que mais cursos gratuitos continuem a ser ofertados, inclusive com unidades móveis de ensino atuando nos 52 municípios.

As cadeias produtivas regionais têm mostrado aumento na capacidade de escoamento e comercialização. Isso, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação estadual (Secom-RO), reflete na geração de empregos e no fortalecimento do comércio e dos serviços.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec-RO), a diversificação das atividades econômicas é um dos diferenciais do estado.

Rondônia também se destaca por manter uma das menores taxas de desemprego do país.

Já para a Secom-RO, a posição de destaque no ranking da projeção de crescimento do PIB reforça o papel de Rondônia como polo de oportunidades econômicas no Norte.