A Agência de Fomento do Tocantins conquistou a primeira posição no ranking nacional de contratações de operações com apoio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), instrumento financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O levantamento considera dados do primeiro semestre de 2025 e revela que foram movimentados mais de R$ 10 milhões em financiamentos no estado. O resultado coloca a instituição à frente de todos os outros bancos de desenvolvimento do país que utilizam o mesmo mecanismo.
Criado para facilitar o acesso ao crédito, o Fampe atua como avalista complementar. Isso significa que ele oferece uma garantia adicional às micro e pequenas empresas que, por não atenderem a todos os critérios exigidos pelas instituições financeiras, teriam dificuldade em contratar empréstimos.
Com isso, negócios de menor porte conseguem ampliar suas atividades e manter seus compromissos financeiros.
No Tocantins, a Agência tem concentrado esforços em iniciativas voltadas ao incentivo ao empreendedorismo.
Ao integrar políticas públicas, equipe especializada e ações em parceria com entidades do setor produtivo, o órgão tem atuado na liberação de crédito com foco na inclusão e na formalização de empresas locais, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação estadual (Secom-TO).
Além do volume de recursos contratados, outro destaque foi a capilaridade das operações, com alcance em diferentes municípios e áreas de atuação, fortalecendo iniciativas variadas em todo o território estadual, ainda conforme a Secom-TO.
Segundo o Sebrae, mais de 370 empresas foram atendidas pelo Fampe no Tocantins entre janeiro e junho de 2025.