Está acontecendo, em Manaus, a 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), considerada a maior competição estudantil do estado.
A cerimônia de abertura foi realizada na última quinta-feira (17), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com desfile das delegações, acendimento da Pira Olímpica e juramento coletivo dos atletas.
Ao todo, 5,4 mil estudantes de 42 municípios do Amazonas participam do evento, que vai até 27 de julho e contará com disputas em 20 modalidades esportivas, realizadas em 23 praças esportivas distribuídas pela cidade. As provas começaram ainda na manhã da quinta-feira, com jogos de futsal, futebol de campo e voleibol.
Na sexta (18), também foram realizadas partidas de basquete, handebol, badminton, tênis de mesa, xadrez e provas de atletismo. A programação seguirá com atividades diárias em diferentes locais.
A competição inclui estudantes de escolas das redes estadual, municipal, federal e particular, reforçando o caráter inclusivo do evento.
Do total de participantes, cerca de 1,7 mil vêm de municípios do interior do estado.
A realização do JEAs é coordenada pela Secretaria de Educação e Desporto Escolar, em parceria com outros órgãos, como as secretarias de Saúde e de Desporto e Lazer, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana.
Além de promover o esporte entre os jovens, os Jogos também são considerados uma oportunidade de intercâmbio e desenvolvimento pessoal.
Muitos estudantes participam pela primeira vez de eventos fora de seus municípios e têm acesso a experiências novas, o que amplia horizontes e incentiva o crescimento dentro e fora das quadras.
A programação do JEAs envolve modalidades como atletismo, ciclismo, futsal, futebol, basquete, vôlei, natação, ginástica, judô, karatê, wrestling e atividades adaptadas para alunos com deficiência.
As disputas classificam os atletas para etapas regionais e nacionais, como os Jogos da Juventude. Casos como o da atleta Sarah Mesquita, de 16 anos, destacam a importância do JEAs. Aluna da rede estadual, ela descobriu o salto em altura em 2021 e, desde então, tem representado o Amazonas em diferentes cidades do país.