Por:

Doações de sangue aumentam 15% em TO

A Campanha Junho Vermelho 2025 resultou em aumento de 15% nas doações de sangue no Tocantins, segundo balanço da Secretaria de Saúde (SES-TO). Foram coletadas 2,4 mil bolsas de sangue ao longo do mês, frente às 2,1 mil registradas no mesmo período de 2024.

A ação também ampliou os cadastros de doadores, com 1.049 novos registros para sangue e 282 para medula óssea.

A mobilização foi coordenada pela Hemorrede Tocantins e contou com ações internas e externas de coleta, palestras, campanhas educativas e parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.

As atividades da campanha incluíram ações em espaços públicos, empresas e instituições, além da iluminação de prédios com a cor vermelha, como forma de sensibilizar a população sobre a importância da doação.

O reforço tem o objetivo de manter os estoques regulares de sangue nos hemocentros e garantir suporte à rede hospitalar em situações de urgência. Com a mobilização, a Hemorrede Tocantins totaliza 233,8 mil doadores cadastrados.

No primeiro semestre de 2025, foram contabilizadas 13,2 mil doações, número que representa mais da metade do total de 2024, quando ocorreram 24,8 mil coletas.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento com foto.

Menores de idade devem ter autorização do responsável. Pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doações anteriormente.

É necessário não estar em jejum, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não ter feito tatuagens ou maquiagem definitiva nos últimos seis meses. Gestantes e lactantes não podem doar temporariamente.