Por:

Parintins teve 13 mil atendimentos médicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) contabilizou quase 13 mil atendimentos médicos durante o 58º Festival Folclórico de Parintins, conforme divulgado ontem (1º) pela agência estadual de notícias.

A operação especial de saúde foi realizada entre os dias 26 e 29 de junho, incluindo hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e atendimentos móveis.

A estrutura foi montada com o apoio de profissionais do estado, do município e de instituições parceiras.

Uma das estratégias adotadas foi o uso do Barco Hospital São João XXIII, que chegou à cidade no dia 25 de junho e realizou 8,2 mil atendimentos.

A embarcação ficou ancorada ao lado do Hospital Jofre Cohen, contribuindo para que os hospitais locais se concentrassem em casos mais graves.

Ainda segundo a Agência Amazonas, as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) aéreas também atuaram, com cinco remoções para Manaus, além de 29 atendimentos em ambulâncias terrestres. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) somou 408 atendimentos e os ambulatórios do Bumbódromo, 175 registros.

Na área de vigilância, foram feitas 1,47 mil notificações de problemas de saúde, como mal-estar, dores de cabeça e no corpo. As causas mais comuns foram fadiga, síndrome gripal e intoxicação alimentar. A vigilância sanitária inspecionou 703 pontos de alimentação, 68 embarcações, nove eventos privados e sete balneários.

Na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, foram distribuídos mais de 17 mil preservativos, além de testes rápidos e materiais informativos.

Ações voltadas à prevenção da violência incluíram distribuição de panfletos e orientações a turistas em hotéis, barcos e também espaços de lazer.