Por:

Parintins terá reforço policial com três tipos de patrulha

A Polícia Militar do Amazonas vai reforçar o patrulhamento em Parintins, de sexta-feira (27) a domingo (29), quando será realizado o 58º Festival Folclórico da cidade.

A operação prevê ações a pé, com bicicletas e viaturas.

As equipes atuarão nos principais pontos da Ilha Tupinambarana, localizada a 369 quilômetros de Manaus.

O planejamento amplia a presença de agentes e garante a segurança de locais, visitantes e turistas no evento. O efetivo inclui alunos da Academia de Polícia Militar Cel. Neper da Silveira Alencar, que ficarão responsáveis pelo policiamento interno no Bumbódromo.

Os agentes estarão distribuídos em locais com grande movimentação de pessoas, como as praças do Boi, da Catedral e do Chapão, além da região central do município. A atuação será feita em turnos, com equipes em locais estratégicos e de acesso rápido, para facilitar o atendimento em situações emergenciais.

O policiamento com bicicletas será realizado em áreas de circulação intensa onde não há acesso fácil para carros ou motos, como orlas, calçadões e corredores turísticos.

A modalidade permite deslocamento rápido e amplia a presença de agentes. Já o patrulhamento motorizado abrangerá regiões urbanas e periféricas da cidade. As viaturas estarão nos arredores do Bumbódromo, aeroporto local, porto, balneário Cantagalo e nas rotas de entrada e saída do município.

A operação conta com apoio de unidades especializadas, como a Ronda Maria da Penha, Rondas Ostensivas Cândido Mariano, Força Tática, Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos, 1º Batalhão de Choque e Companhia de Policiamento Turístico.

As ações integram o plano de atuação para assegurar a tranquilidade dos três dias de evento, com equipes mobilizadas para atuar em diversas frentes e garantir o atendimento das demandas da população.

Para contato direto com a corporação, a população pode acionar os canais de emergência. Estão disponíveis os números do 11º Batalhão de Polícia Militar (92) 99270-7803, da Companhia de Policiamento Turístico (92) 98842-1741 e da Ronda Maria da Penha (92) 99527-8008. Também estão em funcionamento os números 190, da Polícia Militar (PM-AM), e 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).