Por:

Amapá reforça vacinação após surto

O governo do Amapá está ampliando a imunização de crianças internadas com síndromes respiratórias no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá. A ação inclui pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde dessas unidades, com foco em atualizar as vacinas contra Influenza e Covid-19.

Segundo a Agência Amapá de notícias, a medida foi adotada após a declaração de emergência em saúde pública no estado, em 20 de maio, devido ao aumento de internações.

Os leitos clínicos e de UTI do HCA e do PAI estão com ocupação total, sendo a maioria dos casos relacionados a síndromes respiratórias graves.

Na última semana de maio, houve alta de 25% nas hospitalizações em comparação ao período anterior.

Do início de abril ao dia 20 de maio, o PAI registrou 1,2 mil atendimentos por síndromes gripais e 257 por SRAG.

Equipes de vacinação atuam junto a pediatras para avaliar a possibilidade de imunizar pacientes, especialmente crianças com doenças crônicas.

A intenção da ação é reduzir complicações e evitar novos agravamentos. Paralelamente, o estado adaptou salas de emergência e ampliou a capacidade de atendimento, incluindo áreas de suporte avançado.

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apontam surtos de SRAG causados pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), além de casos de Influenza e Covid-19. O alerta se estende a recém-nascidos, com 51 registros em bebês no Hospital da Mulher Mãe Luzia até 21/5, sendo que 14 precisaram de UTI neonatal.

A estratégia, ainda segundo a Agência, tem como objetivo conter o avanço da doença enquanto o estado enfrenta a sobrecarga tanto na rede pública, quanto na rede privada.