Por:

Varas do TRT 11 se destacam no país

Cinco varas do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), que abrange os estados do Amazonas e de Roraima, estão entre as 100 melhores do país, segundo o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest).

O ranking, divulgado em maio, avaliou 1.575 unidades em todo o Brasil com base em critérios como produtividade, agilidade e redução de processos acumulados, conforme divulgado pela assessoria do TRT11 na quarta-feira (4).

O relatório do IGest analisou dados do período entre abril de 2024 e março de 2025.

A 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista (RR) foi a melhor classificada, ocupando o 9º lugar em todo o no país e também o 1º na região Norte.

Além disso, essa mesma Vara do Trabalho também se destacou em celeridade, ficando em 5º lugar nesse critério.

Outras quatro varas apareceram no top 100: a 2ª de Boa Vista (24ª posição), além das unidades amazonenses de Tefé (36ª), Presidente Figueiredo (52ª) e Lábrea (77ª).

Em Manaus (AM), as melhores colocadas foram a 15ª, 7ª, 9ª e 16ª varas, demonstrando o bom desempenho da capital amazonense.

Ainda segundo TRT11, a 1ª Vara de Boa Vista já havia se destacado em edições anteriores do IGest, subindo de posição ao longo dos anos.

Em 2020, estava em 19º lugar e, em 2021, alcançou o 17º. Agora, além do 9º lugar geral, a unidade também ficou entre as 20 melhores em taxa de congestionamento e força de trabalho.

O tribunal regional destacou que os resultados refletem o empenho de juízes e servidores. A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) ressaltou que o índice serve como ferramenta para melhorar a eficiência do Judiciário trabalhista em todo o país.