O governo do Amazonas repassou R$ 10 milhões aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para a realização do Festival de Parintins 2025.
O valor, dividido igualmente entre os grupos, tem como finalidade apoiar a montagem das apresentações previstas para os dias 27, 28 e 29 de junho.
A expectativa é que o evento movimente R$ 184 milhões na economia, com a presença de cerca de 120 mil visitantes na Ilha Tupinambarana.
Agentes públicos e privados em todo o estado se preparam para o evento. A edição terá reforço na infraestrutura cultural, turística e de saúde. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu o pagamento com antecedência para garantir que os bois avancem na produção de alegorias e na organização de seus espetáculos.
Como parte dos preparativos, desde 2023, a Procuradoria Geral do Amazonas mantém diálogo para assegurar a regularidade jurídica e trabalhista necessária para o uso de recursos públicos e privados.
A estrutura de saúde será reforçada com dois postos médicos no Bumbódromo, além do Barco Hospital e suporte nas unidades da cidade.
A Secretaria de Saúde também fará o monitoramento de doenças de notificação obrigatória e articulação com a Central de Medicamentos para o abastecimento de insumos. Técnicos da Fundação de Vigilância estiveram no município para verificar o funcionamento das unidades de atendimento.
Na área de turismo, a Amazonastur abriu edital com 14 vagas para instalação da Praça Gastronômica, entre os dias 25 e 29 de junho. O espaço será montado no Panavueiro Fest e terá 13 tendas para venda de alimentos e uma para bebidas.
Os interessados devem ser pessoas jurídicas e têm até 10 de junho para apresentar documentação. A estrutura será fornecida pela Amazonastur, e os custos operacionais serão dos responsáveis pelos estandes.
O Festival conta com o apoio de empresas nacionais, como Coca-Cola, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Vivo, Bemol, Assaí, Natura, Eneva e Samel, além dos ministérios da Cultura e do Turismo. Segundo a Agência Amazonas, os eventos paralelos também incluem atividades educativas e culturais em toda a cidade. Em 2024, o evento gerou movimentação recorde e segue sendo uma das principais atrações do calendário cultural da região Norte.