A prefeitura de Belém (PA) emitiu alerta para chuvas fortes previstas até sábado (24).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas devem ocorrer diariamente, com maior intensidade nas tardes e noites de terça (21) a sexta-feira (23).
A previsão indica ainda trovoadas isoladas e ventos fracos a moderados, com temperaturas variando entre 24°C e 33°C.
Além das chuvas, a alta das marés também preocupa. Dados da Tábua das Marés indicam aumento significativo a partir de sexta (23), com pico nos dias 25, 26 e 27, podendo chegar a até 3,5 metros.
A combinação de maré alta com precipitações intensas aumenta o risco de alagamentos em áreas críticas da cidade.
A prefeitura informou que desde o início da atual gestão, foram realizadas obras de drenagem, limpeza de canais e retirada de mais de 130 mil toneladas de resíduos. Além disso, 50 dos 64 canais da cidade já passaram por intervenções.