O Pará teve uma queda de 46,2% nos casos de furto de telefones entre janeiro e abril de 2025, na comparação com os primeiros quatro meses de 2022. Os números, de acordo com a Agência Pará de notícias, foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A redução nos índices é atribuída, pela pasta responsável, a operações conjuntas entre órgãos de segurança e ao uso de ferramentas digitais.
No período, foram registrados 6,9 mil ocorrências, contra 12,9 mil em 2022. Em relação a 2024, quando houve 8,4 mil casos, a diminuição foi de 17%.
O estado também apresentou recuo de 30% na comparação com 2023.
Uma das medidas adotadas foi o aplicativo IMEIGuard, lançado em 2024.
A ferramenta permite que policiais verifiquem se um aparelho foi roubado. O sistema está vinculado ao Alerta Celular Pará, plataforma em que usuários cadastram o código do dispositivo e o CPF.
As informações são cruzadas com bancos de dados oficiais, agilizando a localização de itens furtados.
Ainda segundo a Agência Pará, a redução também atingiu outros crimes.
Nos primeiros quatro meses deste ano, houve 10,6 mil roubos, número 73% menor que o registrado em 2018. Na comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi de 16%.
Em abril deste ano, o estado contabilizou 2,6 mil ocorrências, o menor índice para o mês em toda a série histórica.
O governo estadual ampliou investimentos em equipamentos e infraestrutura.
Novos totens de monitoramento estão sendo instalados em locais estratégicos. Viaturas e delegacias foram modernizadas. Concursos públicos para reforçar o efetivo policial também estão em andamento.