O governo do Acre, por meio da Representação do Estado em Brasília (Repac), solicitou, na segunda-feira (12), ao Ministério das Cidades, a liberação de novos recursos para a continuidade das obras da Orla do Rio Acre, no município de Brasileia. A solicitação foi apresentada durante reunião entre o secretário da Repac, Fabio Rueda, e o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira, na sede do ministério.
A obra, iniciada em novembro de 2023, é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e está orçada em R$ 16,7 milhões.
Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar, e o projeto prevê conter a erosão da margem do rio e oferecer novo espaço urbano à população.
A expectativa do governo é concluir a intervenção até o fim de 2025. Quando finalizada, a orla deve beneficiar diretamente os 26,7 mil habitantes.