O prefeito de Manaus (AM), David Almeida (Avante), lançou, na quarta-feira (7), dois programas educacionais que somam 96,3 mil bolsas de estudo em instituições particulares. O Bolsa Pós-Graduação oferece 60,3 mil vagas em 185 cursos de especialização, enquanto o Bolsa Idiomas disponibiliza pouco mais de 36 mil oportunidades para aprender sete línguas estrangeiras.
As inscrições começam em maio pelo site da prefeitura. Os programas são voltados para pessoas de baixa renda e oferecem descontos de 50%, 75% ou 100% nas mensalidades.
As vagas estão distribuídas em sete faculdades e 17 escolas de idiomas da capital amazonense. Com esta iniciativa, a gestão municipal alcança a marca de 144 mil oportunidades educacionais somente em 2025, incluindo bolsas universitárias anunciadas em 2024.
A cerimônia de lançamento destacou o objetivo de reduzir desigualdades por meio do acesso à educação.
Os cursos selecionados atendem demandas do mercado de trabalho e incluem formação em áreas técnicas e humanas. Para idiomas, podem escolher entre inglês, espanhol, francês e outras línguas.
A seleção dos beneficiários considerará critérios socioeconômicos. Documentos comprobatórios de renda familiar serão exigidos durante o processo. A prefeitura informou que não há custo para se inscrever nos programas, que são geridos pela Escola de Serviço Público Municipal em parceria com a secretaria de Administração. Esta é a maior oferta de bolsas em programas do tipo na história do município.
As aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano. Interessados devem acompanhar os prazos no site oficial, onde também encontrarão a lista completa de cursos e instituições participantes.