Por:

Barco Hospital atenderá até 4 mil pessoas no Amazonas

O Barco Hospital São João XXIII iniciou hoje (9) a 7ª expedição de atendimento em saúde, com destino à comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara, a 210 quilômetros de Manaus.

A ação é resultado da parceria entre o governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis.

A previsão é que os serviços se estendam até a próxima segunda-feira (14).

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) estima a realização de mais de 4 mil atendimentos durante a expedição.

Serão ofertadas consultas médicas em dez áreas: clínica geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, infectologia, dermatologia, cardiologia, anestesiologia, cirurgia geral e radiologia. Além disso, serão realizados exames laboratoriais e de imagem.

A população poderá acessar serviços como mamografia, raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Também haverá vacinação, atendimento odontológico, distribuição de medicamentos e orientações gerais de saúde.

Os moradores que quiserem atendimento devem apresentar documentos como identidade, CPF e cartão do SUS.

Desde que começou a operar, o Barco Hospital já prestou mais de 23 mil atendimentos, entre eles procedimentos cirúrgicos. Duas cesarianas foram realizadas a bordo, sendo uma delas inédita na unidade móvel.

A estrutura hospitalar permite que a equipe realize ações complexas mesmo em locais de difícil acesso. A embarcação tem três andares e conta com recursos para internação, cirurgias e exames. São três centros cirúrgicos, quatro salas de recuperação, dez leitos, consultórios e farmácia.

Há também espaços dedicados a exames de imagem e serviços de enfermagem. Todo o atendimento é feito de forma integrada.

A unidade também dispõe de duas ambulanchas. Esses botes com estrutura de atendimento médico são usados para transporte em casos de urgência, garantindo o deslocamento de pacientes para outras unidades quando necessário. Elas funcionam como apoio durante as ações realizadas.

O Barco Hospital foi construído com recursos da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e teve apoio do Ministério Público do Trabalho.