A prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, decidiu transferir os alunos da Escola Wadih Darwich, localizada no bairro Três Marias, para outras quatro unidades da rede municipal.
A medida, segundo a Secretaria de Comunicação estadual (Secom-RO), foi tomada após um levantamento técnico identificar graves problemas estruturais no prédio, que colocam em risco a segurança de mais de 300 estudantes e funcionários.
Entre os problemas estão falhas na rede elétrica, hidráulica, telhado, banheiros e piso.
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com pais e responsáveis para comunicar a decisão.
Os alunos serão remanejados para as escolas Padre Geovane Mendes 2, 12 de Outubro, Rainha da Paz (extensão da Escola Nossa Senhora do Amparo) e Manoel Aparício Nunes.
Para facilitar o deslocamento dos estudantes que estudarão na zona Sul, a prefeitura disponibilizará transporte escolar.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, explicou que a transferência é necessária para garantir a segurança e a qualidade do ensino.
Ele reconheceu que a mudança pode causar transtornos, mas destacou que a prioridade é evitar acidentes e oferecer um ambiente adequado para o aprendizado.
A comunidade local vinha denunciando há anos as más condições da escola, e vídeos enviados ao site "Rondônia Ao Vivo" recentemente mostraram a precariedade das instalações.
A Escola Wadih Darwich já havia sido alvo de reclamações anteriores, mas a situação se agravou nos últimos anos.
A prefeitura afirmou que está trabalhando para resolver os problemas estruturais e que a transferência dos estudantes é uma medida temporária até que as reformas necessárias sejam concluídas.
Ainda segundo a Secom, a decisão faz parte de um plano mais amplo da gestão do prefeito Léo Moraes (Podemos), que determinou a avaliação de todas as escolas municipais para identificar necessidades de reformas e melhorias.
O objetivo é garantir que todas as unidades ofereçam condições seguras e adequadas para o ensino.
Enquanto isso, a Secretaria de Educação reforçou o compromisso de manter o diálogo com a comunidade escolar para minimizar os impactos da mudança e assegurar a continuidade do aprendizado dos alunos.