Por:

Pará amplia acesso a mamografia na rede

Os hospitais públicos do Pará realizaram mais de 4.500 mamografias em 2024, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A oferta do exame foi destacada em janeiro, mês em que se celebra o Dia Nacional da Mamografia. A data, criada para conscientizar sobre a importância da saúde mamária, reforça a necessidade de detecção precoce do câncer de mama, que pode salvar vidas.

Entre as unidades que oferecem o serviço estão o Hospital Geral de Tailândia (HGT), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, e o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema.

Juntas, essas instituições ampliaram o acesso ao diagnóstico precoce, especialmente em regiões distantes dos grandes centros urbanos.

No último ano, o HRPC realizou 1.741 mamografias. Já o HGT garantiu 1.651 exames, atendendo moradores de cinco municípios da microrregião de Tomé-Açu e cidades vizinhas. O HRPM, que atende a população do Marajó, realizou 1.115 mamografias em 2024.

A mamografia é considerada essencial para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por meio do exame, é possível identificar alterações antes do surgimento de sintomas, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Segundo especialistas da rede pública do Pará, casos confirmados precisam ser avaliados por meio da biópsia para definição do diagnóstico.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, excetuando os tumores de pele não melanoma. A previsão para o triênio 2023-2025 é de 73.610 novos casos por ano no Brasil, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.