Por:

RO: jovem passa em faculdades de Medicina

Taylon Maciel Nunes da Silva, 18, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, em Porto Velho (RO), alcançou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-RO), as notas de Nunes garantiram vagas em quatro universidades públicas para o curso de medicina.

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (ProUni), Taylon foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), obteve o primeiro lugar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) pelo ProUni e o segundo lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele ainda aguarda o resultado do Programa Faculdade da prefeitura de Porto Velho.

Nascido em Minas Gerais, filho de um trabalhador autônomo analfabeto e uma dona de casa, Taylon mudou-se para Rondônia em 2015.

Estudante de escola pública, ele utilizou recursos oferecidos pelo estado, como plataformas de ensino, aulões e simulados digitais, além do apoio dos professores.

Após uma tentativa anterior sem sucesso no Enem, intensificou os estudos, afastando-se das redes sociais para focar nos conteúdos escolares.

Com as aprovações, Taylon optou por cursar medicina na UFMG, seguindo o exemplo do irmão mais velho, formado em medicina em 2024.

Ele deseja cuidar de pessoas e considera a profissão alinhada com seus objetivos de vida.

O governador Marcos Rocha (União), destacou que investimentos em educação transformam vidas e que a conquista de Taylon reflete o trabalho de toda uma equipe, servindo de incentivo a outros jovens.