Por:

AM lidera realização da Lei Paulo Gustavo

O Amazonas foi apontado pelo Ministério da Cultura como o estado que melhor aproveitou os recursos da Lei Paulo Gustavo, de acordo com o foi divulgado na sexta-feira (24) pela Agência governamental de notícias.

Junto ao Piauí, utilizou 99,8% do montante repassado pelo Governo Federal, liderando o ranking nacional de execução dos editais. O estado recebeu R$ 51,7 milhões e devolveu apenas R$ 124 mil.

A execução foi conduzida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura. O processo incluiu a publicação de dez editais voltados ao incentivo de diferentes setores culturais.

Entre os projetos contemplados, estão iniciativas de fomento às artes, cultura popular, audiovisual, hip hop, e ações voltadas para pessoas indígenas, negras, LGBTQIAPN e mestres dos saberes culturais.

Ao todo, 746 projetos foram aprovados em municípios de todo o estado, abrangendo desde a capital até regiões do interior. Parte das iniciativas já foi concluída, enquanto outras ainda estão em fase de execução. Em seguida, será realizada a prestação de contas.

A Secretaria de Cultura destacou que o sucesso na aplicação dos recursos foi resultado de um trabalho colaborativo.

A sociedade civil participou da elaboração dos editais, e gestores culturais do interior receberam suporte técnico para facilitar a adesão aos projetos.

Além disso, o estado também investiu em canais de atendimento, incluindo uma sala física para tirar dúvidas e orientar interessados nos recursos.

A Lei Paulo Gustavo foi criada em resposta à pandemia da Covid-19, com o objetivo de fomentar o setor cultural e apoiar a retomada de atividades artísticas após a paralisação causada pela crise sanitária.