Por:

PA: obras da COP 30 beneficiam 60 mil

O sistema de coleta e tratamento de esgoto no Ver-o-Peso, em Belém, segue em expansão com novas obras e beneficiará cerca de 60 mil pessoas, segundo divulgado pela Agência Pará.

A obra, que faz parte dos preparativos para a COP 30, inclui a instalação de aproximadamente 4.100 metros de rede coletora na cidade.

Até o momento, ainda segundo a Agência, já foram concluídas as escavações, instalação de tubulação de 500 mm, construção de dois poços de visita e recuperação do pavimento em uma extensão de 120 metros.

A rede coletora conectará o esgoto da região ao interceptor da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, possibilitando o tratamento adequado do material descartado.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop-PA) e prevê, além da rede coletora, a construção de 60 poços de visita e 300 ramais domiciliares.

O cronograma também inclui intervenções no pavimento e reaproveitamento de paralelepípedos.

A entrega está prevista para outubro de 2025, com um investimento total de R$ 12,3 milhões, resultado de uma parceria entre o governo do Pará, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.

A iniciativa integra esforços para garantir infraestrutura de saneamento, contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental.

O esgoto coletado será tratado na ETE Una, a maior do estado, que atende atualmente outras áreas da capital.

Ao remover impurezas da água utilizada em residências e estabelecimentos, o processo de tratamento garante a devolução adequada ao meio ambiente ou o reaproveitamento. O saneamento no Ver-o-Peso será um legado duradouro para a população local e os visitantes.