A rede municipal de ensino de Aracaju tem se destacado por histórias que refletem o poder da Educação como instrumento de transformação social e de inspiração. O recente êxito do aluno Adrian Santos Silva, do 7º ano da Escola Municipal Dr. Carvalho Neto, no Novo Paraíso, é mais um exemplo de trajetória motivadora para toda a comunidade escolar. Medalha de bronze na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), a conquista do garoto ultrapassou os limites de algo isolado e individual de variadas formas. Além de premiações coletivas, a jornada vitoriosa agora é espelho para alunos e professores em busca de novas realizações.
O bom desempenho de Adrian Santos de 12 anos na competição impressiona: dos 1.755.186 alunos inscritos de 13.047 escolas de todo o país em 2025, o garoto posicionou-se entre os 63.178 medalhistas. O resultado permitiu à unidade de ensino integrar um sorteio, no qual foi contemplada com um laboratório de robótica no valor de R$100 mil. Todo o aparato de ponta, composto por computadores, impressora 3D, programas e kits robóticos diversos, está previsto para chegar este ano, com data ainda a ser definida, e potencializará as ações voltadas ao novo componente curricular da rede de Aracaju na escola - a Educação Digital.
A entrega será um marco para o ensino na área de Computação e Tecnologia na unidade, beneficiando cerca de 630 alunos do 1º ano ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados.
O feito espalhou um clima de entusiasmo e otimismo pela unidade, e Adrian descreveu como foi a experiência de fazer a prova e o quanto está contente pelos impactos da sua conquista. "A prova teve questões de de contas básicas, como as de mercado e outras extremamente complicadas, mas consegui resolver e fico muito feliz, porque a escola vai receber esses equipamentos. Vai ser muito bom. Vai ajudar não só no meu estudo, como no de outros alunos", contou Adrian Santos.
Ele expressa a inclinação pela área de exatas, especialmente porque gosta de encarar os desafios inerentes aos cálculos mais complexos.
A Matemática, eixo central da Olimpíada, está entre os componentes curriculares que ele mais aprecia. "Ciências e Matemática são as matérias que mais gosto. Eu acho muito interessante estudar sobre os os astros, planetas, e na Matemática, sempre gostei de resolver contas difíceis", narra Adrian.
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) é uma iniciativa nacional gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.