Por:

Paraíba entrega novos relógios para monitorar saúde

OGoverno da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou, na terça-feira (3), cerca de 40 relógios para monitorar a saúde dos moradores do Cidade Madura de Campina Grande. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), com o objetivo de promover mais qualidade de vida, autonomia e segurança às pessoas idosas atendidas pelo programa habitacional.

A iniciativa utiliza dispositivos vestíveis de monitoramento, semelhantes a smartwatches, desenvolvidos pela UEPB, capazes de acompanhar em tempo real indicadores essenciais de saúde, como frequência cardíaca, qualidade do sono e o nível de atividade física. Os dados coletados são integrados a uma plataforma digital, permitindo o acompanhamento contínuo por profissionais de saúde e pesquisadores.

A parceria foi formalizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), que viabiliza recursos para a manutenção e ampliação do projeto. O investimento possibilitou a aquisição de novos equipamentos, a atualização dos sistemas, o suporte técnico e a continuidade das análises, fortalecendo a ação nos campos social, científico e tecnológico.

Além do aspecto tecnológico, a ação possui relevante impacto social. O monitoramento contribui para a prevenção de agravos à saúde, a identificação precoce de alterações clínicas e o estímulo ao autocuidado, promovendo maior autonomia, bem-estar e sensação de segurança entre as pessoas idosas. Ao mesmo tempo, gera dados importantes para pesquisas acadêmicas e para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.

A iniciativa se destaca como um exemplo de ciência aplicada ao cuidado social.

A representante da Vice-Governadoria, Fátima Mariz, disse que o momento é um marco na ciência tecnológica. "É um marco, é um momento único para eles. E que isso seja apenas o começo, cada dia mais um avanço".

Marília França, representante da secretária da Sedh, Pollyanna Werton, afirmou que a iniciativa visa o cuidado com a saúde da pessoa idosa de forma ampla. "É um investimento de mais de R$ 100 mil que não visa só o monitoramento da saúde, mas o estímulo, o autocuidado, a segurança, a autonomia dos idosos, a fim de contribuir para um envelhecimento mais ativo e mais digno. Então, a Sedh celebra essa conquista, em parceria com a Universidade Estadual, cuidando, priorizando a população idosa e fortalecendo a Política da Pessoa Idosa no nosso estado".

A professora da UEPB, Eujessika Rodrigues, que coordena o projeto da plataforma de monitoramento como instrumento de acompanhamento da saúde do idoso no condomínio Cidade Madura de Campina, destacou que "o processo de envelhecimento humano acontece de forma muito progressiva e, muitas vezes, não é perceptível no decorrer do dia a dia. Porém, esse relógio consegue fazer o acompanhamento diário das mudanças e de possíveis declínios", garantiu.