Por:

Piauí fortalece a economia criativa em 2026

O artesanato piauiense reafirma seu papel estratégico na identidade cultural e no desenvolvimento econômico do estado ao ocupar posição de protagonismo nos preparativos da terceira edição da CasaCor Piauí 2026, que ocorre em maio.

O tema foi um dos eixos centrais da reunião operacional realizada na tarde dessa terça-feira, no Hotel Blue Tree Rio Poty, marcando oficialmente o início das articulações para a edição 2026 da mostra. O encontro reuniu representantes do governo do estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), além da equipe organizadora da CasaCor Piauí 2026, reforçando a parceria institucional voltada à valorização do artesanato como vetor de cultura, inovação e geração de renda.

A iniciativa consolida o artesanato como elemento essencial da economia criativa piauiense, ampliando sua visibilidade em um dos maiores eventos de arquitetura, design e paisagismo do país. Durante a reunião, foram apresentados dados e estratégias que evidenciam a relevância do setor para o desenvolvimento socioeconômico do estado, especialmente na promoção de oportunidades para artesãos.

Para a coordenadora de Cursos e Eventos da Sudarpi, Kassiara Rego, a participação do artesanato na CasaCor Piauí 2026 consolida uma política pública voltada à valorização da cultura e ao fortalecimento da economia criativa.

"A CasaCor é um espaço estratégico de diálogo entre tradição e contemporaneidade. Ao integrar o artesanato aos projetos dos arquitetos e designers, fortalecemos a identidade cultural do Piauí, ampliamos oportunidades para os artesãos e projetamos nosso trabalho para um público qualificado e nacional.

A Casa do Artesão Design Mestre Albertino simboliza esse compromisso do Governo do Estado com a valorização dos saberes tradicionais, aliando design, inovação e desenvolvimento sustentável", afirma a coordenadora.

Durante o encontro, também foi apresentado o novo elenco da CasaCor Piauí. Inspirados pelo tema da edição 2026, "Mente e Coração", os participantes estão alinhados à proposta de transformar o imóvel da mostra em um espaço de experiências sensoriais, sentimentos e emoções.

Um dos grandes destaques da edição 2026 será o projeto da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, assinado pela arquiteta Willane Soares. Segundo ela, o conceito do espaço já está bem definido e a expectativa agora é ampliar a visibilidade do talento dos artesãos piauienses.

"É um grande desafio assumir essa responsabilidade, mas meu principal objetivo é potencializar e valorizar ainda mais o trabalho dos nossos artesãos", ressalta a profissional.