A Prefeitura de Aracaju realiza, neste sábado, 24, a 5ª edição do 'Tamo Junto Aracaju', a partir das 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Oliva Alves, no bairro Santa Maria.
Nesta edição, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estará presente oferecendo serviços voltados ao cuidado animal, arborização, educação ambiental e atendimento direto à população.
200 mudas
Durante o evento, a Sema disponibilizará à comunidade 200 mudas de espécies arbóreas, medicinais e frutíferas, produzidas pelos técnicos do Horto Municipal de Aracaju. Também será realizado o plantio de mudas frutíferas, proporcionando aos alunos e moradores o contato direto com a natureza, além de estimular o aprendizado sobre sustentabilidade, preservação ambiental e equilíbrio ecológico.
Microchipagem
Para os tutores de cães e gatos, o Programa Aju Animal realizará a microchipagem dos animais e estará a disposição para realizar o cadastro para consultas, exames e castrações que são oferecidos gratuitamente nas clínicas credenciadas ao programa.
De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, o 'Tamo Junto' já se consolidou como uma importante iniciativa de aproximação entre a gestão municipal e a comunidade. "O programa tem como objetivo levar os serviços públicos a quem mais precisa. Nesta primeira edição de 2026, a Sema dará continuidade a ações bem acolhidas pela população, como a doação de mudas e a microchipagem de animais", destacou.
Além disso, a Sema preparou uma programação especial de educação ambiental voltada ao público infantil. Por meio de jogos, brincadeiras, músicas e outras atividades lúdicas, as crianças aprenderão sobre reciclagem, descarte correto de resíduos, biodiversidade e a importância da preservação dos recursos naturais.
O projeto
Criado pela prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto tem o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, descentralizando atendimentos e fortalecendo o vínculo entre gestão e comunidade. Realizado mensalmente, o Tamo Junto reúne diversas secretarias e órgãos municipais, como Saúde (SMS), da Família e da Assistência Social (Semfas), Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema), Esporte e Juventude (Sejesp), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entre outros, visando oferecer ações de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar. A iniciativa busca promover inclusão social e garantir o acesso da população aos direitos e serviços da Prefeitura de forma prática e eficiente.
Arte
A Secretaria Municipal da Cultura de Aracaju (Secult Aju) estará presente no primeiro Tamo Junto Aracaju de 2026.
No campo cultural, a Secult Aju participa da iniciativa com ações que reforçam a democratização do acesso à arte e à cultura.
Entre as atividades previstas estão a ação "Colorindo o Acervo da Galeria de Arte Álvaro Santos", que promove uma experiência lúdica e educativa voltada para o público, e a apresentação musical do Trio Pavio do Forró, valorizando a cultura popular e os ritmos tradicionais nordestinos.
Para o diretor de Arte e Cultura da Secult Aju, Barata do Cavaquinho, o Tamo Junto Aracaju representa um importante instrumento de aproximação entre a gestão municipal e a população.
"O projeto Tamo Junto Aracaju é uma iniciativa importante da Prefeitura de Aracaju que visa descentralizar os serviços públicos e levar cidadania diretamente aos bairros da capital, aproximando a gestão municipal da população, o projeto garante que a população, especialmente em áreas de vulnerabilidade, tenha acesso prático e eficiente a uma ampla gama de serviços essenciais", destacou.
Segundo o diretor, a presença da Secretaria da Cultura no projeto reforça o compromisso da política cultural com o desenvolvimento social da cidade.
"A participação da Secult Aju no Tamo Junto é fundamental para a democratização do acesso à cultura", destaca o secretário.