Com calorosa torcida, muito brilho, grandes performances, pompa, circunstância, frevo no pé e emocionadas declarações de amor ao Carnaval pernambucano, a prefeitura do Recife estreou na terça-feira (13) o extenso calendário de prévias momescas de 2026, no Teatro do Parque, com as eliminatórias do Concurso de Rei e Rainha da folia.
As disputas, embaladas pelos acordes e clarins da Orquestra Popular do Recife, sob a regência do Maestro Formiga, registraram uma atípica maioria de candidatos a Rei e classificaram, para delírio das efusivas torcidas que compareceram para apoiar seus candidatos, todos os aspirantes ao trono de Momo: 18 concorrentes ao cargo de Rei e 13 postulantes à coroa de Rainha.
A banca, formada por sete jurados, avaliou desenvoltura, postura, animação e simpatia de cada um dos candidatos, que se apresentaram em grupo e em seguida individualmente.
Teve de tudo no palco da majestosa estreia das prévias: muitos saltos e passos, homenagem ao Homem da Meia Noite (icônico boneco gigante que sai no sábado no carnaval da capital pernambucana), figurinos caprichados, plumas e paetês, estreantes e veteranos, tradição, inovação e até declamação.
Além da expectativa
"O nível dos participantes superou muito nossas expectativas. As eliminatórias confirmaram, mas também ressignificaram algumas tendências que temos observado há alguns anos, como a dos concorrentes cativos, que sonham com a coroa e se inscrevem no concurso há vários carnavais e a adesão de pessoas trans, que atualizam a disputa", celebrou Albemar Araújo, coordenador do concurso.
A final será realizada na noite do dia 30 de janeiro, no Pátio de São Pedro, quando o Recife conhecerá as majestades do Carnaval 2026.
Prefeitura do Recife