Aos 95 anos, completados em abril do ano passado, o ex-presidente José Sarney (MDB) continua ativo na vida política.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), recebeu, na manhã de terça-feira (13), a visita de cortesia do ex-presidente da República, José Sarney, no Palácio dos Leões, sede do governo, em São Luís.
Durante o encontro, eles conversaram sobre os avanços do governo do Maranhão em 2025 e reafirmaram a continuidade da parceria administrativa e política para o ano de 2026.
Entre as autoridades presentes, estiveram a secretária de Estado Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Frazão Waquim, e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo.
Parceria
Durante a reunião, o governador Brandão destacou a parceria mantida ao longo do último ano, com ênfase na atuação de Sarney junto ao Governo Federal para viabilizar a liberação de recursos destinados à conclusão da expansão da Avenida Litorânea, considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da capital maranhense.
Segundo o governador, o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir a autorização do projeto junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Nós tivemos uma boa parceria administrativa e política. O presidente Sarney teve um papel muito importante na liberação do projeto e dos recursos para concluir a expansão da Litorânea. Isso garantiu que fizéssemos essa obra tão importante de mobilidade para a Grande Ilha", afirmou Brandão.
Balanço
O governador ressaltou ainda que o encontro serviu para fazer um balanço das ações realizadas em 2025 e para discutir as perspectivas para o ano de 2026, e destacou a importância das orientações e conselhos do ex-presidente, ressaltando sua experiência na vida pública nacional.
"Respeitamos muito a experiência que ele tem de Brasil. Suas ponderações são sempre importantes para fazermos nossas reflexões e seguir com uma boa gestão, entregando obras e ações que melhoram a vida do povo do Maranhão", disse.
Durante a visita, José Sarney elogiou o desempenho do governador e explicou que a visita teve como objetivo retribuir o encontro realizado por Brandão no fim do ano passado, além de manifestar apoio ao governo estadual.
"Hoje vim visitar o Brandão, que é um dos governadores mais aprovados pelo povo do nosso estado, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós. Ele tem um espírito conciliador, e hoje, venho louvar o que ele está fazendo pelo nosso estado e prestar apoio ao excelente trabalho que ele vem realizando".
Sem partido
O encontro com Sarney sela a aproximação de Brandão com o MDB. O governador está sem partido. No ano passado, ele rompeu com o grupo do hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e deixou o PSB.
Para a sucessão ao governo do Maranhão, Brandão planeja lançar o nome de Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas do governo, filiado ao MDB. E planeja unir uma frente de dez partidos em torno da candidatura.
Apesar de ter rompido com o PSB, Brandão não rompeu com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e costura seu apoio e o apoio do PT.
O encontro com Sarney faz parte dessa costura política.
Com informações do governo do Maranhão