A Casa de Cultura Popular de Acari, na região do Seridó no Rio Grande do Norte, passa a se chamar oficialmente Casa de Cultura Popular Titina Medeiros a partir desta terça-feira (13), em homenagem à atriz que se tornou uma das maiores referências das artes cênicas do Rio Grande do Norte e do Brasil.
O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante a despedida da artista em sua terra natal, na segunda-feira (12), em uma cerimônia marcada por forte comoção, com a presença de familiares, amigos, artistas e da população do município.
A Casa de Cultura que agora eterniza o nome de Titina fica localizada na sede do Grupo Escolar Tomaz de Araújo, local onde o corpo da atriz foi velado em Acari.
A escolha simboliza o vínculo profundo da artista com sua cidade, com o Seridó e com a cultura popular, que atravessou toda a sua trajetória.
Amizade
Emocionada, a governadora Fátima Bezerra destacou a amizade construída ao longo dos anos com a atriz e ressaltou o valor imensurável de sua obra.
"Desde ontem, estamos prestando as justas e merecidas homenagens à Titina Medeiros. Não é fácil para a família, para os amigos, nem para todos nós ver uma trajetória tão linda e tão potente partir tão cedo. Mas também estamos aqui para celebrar e expressar a nossa profunda gratidão por tudo o que ela construiu e representou", afirmou.
Desbravadora
Para a governadora, Titina entra para a história como uma das maiores atrizes do Rio Grande do Norte e do Brasil.
"Foi uma desbravadora, que abriu caminhos e levou o talento, a força e a identidade do nosso povo aos palcos nacionais e internacionais. Era raiz, autêntica e profundamente ligada ao Seridó e ao Rio Grande do Norte, colocando a arte e a cultura a serviço do bem comum, da cidadania, do afeto e do amor. O luto oficial é um dever do Estado e representa o reconhecimento do povo potiguar pela contribuição inestimável de Titina Medeiros, cujas ideias, sonhos e legado permanecem vivos entre nós."
A despedida do povo acariense foi marcada por profunda emoção, respeito e reconhecimento. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (12), no cemitério do município, em um clima de comoção coletiva diante da perda da artista, falecida neste domingo (11), em Natal, vítima de câncer.
Luto
Em sinal de profundo pesar pela perda de uma de suas maiores referências culturais, o governo do estado decretou luto oficial de três dias. Titina Medeiros dedicou sua vida à arte, à cultura e ao povo potiguar, construindo uma obra generosa, potente e profundamente conectada às raízes do Seridó e à identidade do Rio Grande do Norte.
O corpo da atriz chegou a Acari em cortejo acompanhado por representantes da classe artística desde Natal, em um trajeto marcado por homenagens, aplausos e emoção. Em sua terra natal, foi celebrada uma missa de corpo presente na Basílica de Nossa Senhora da Guia, seguida de cortejo ao som da Banda Filarmônica Felinto Lúcio Dantas.
Antes do sepultamento em Acari, Titina foi velada até a manhã desta segunda-feira no palco do Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Titina Medeiros tinha 49 anos. Ela lutava contra um câncer no pâncreas, que tratava há seis meses. Seu personagem mais conhecido na TV foi Socorro, na novela Cheias de Charme. Mas ela teve também a oportunidade de interpretar um ícone do Rio Grande do Norte, Alzira Soriano, a primeira mulher a se eleger prefeita na América do Sul, na cidade de Lajes (RN).