A Bahia ganha novo reforço na malha aérea internacional.
Na quarta-feira (7), a Copa Airlines oficializou o retorno de suas operações na capital baiana, com o voo direto do Panamá, na América Central.
A ligação faz parte das ações do governo da Bahia para ampliar a conectividade aérea do estado e facilitar o acesso de turistas das Américas Central e do Norte, beneficiando o fluxo crescente de estrangeiros que visitam destinos baianos.
Voo inaugural
Presente na recepção dos passageiros do voo inaugural no comecinho desta quinta-feira (8), no aeroporto internacional de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a retomada marca novas oportunidades de negócios. "Retomamos aqui um fluxo importante, que é o Panamá. Consegue levar e trazer as pessoas para diversos outros países, então é o turismo se fortalecendo, não só o turismo do Carnaval, da cultura, mas também o turismo de negócio. Um conjunto de valores que nós temos e a Bahia se destaca nisso", pontuou.
Lei estadual
O retorno da operação é resultado direto do novo marco legal de incentivo à aviação internacional na Bahia.
A Lei Estadual nº 14.789, de iniciativa do Executivo, autoriza a concessão de subvenção econômica para custear despesas de companhias aéreas internacionais que operem no estado. A medida pode gerar impacto de até R$ 20 milhões no orçamento anual. "O governo da Bahia mantém um programa de prospecção de voos internacionais, com subsídio às operações, visando ampliar o fluxo turístico e gerar mais emprego e renda para os baianos", afirmou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.
Para atender à demanda, a rota Salvador-Cidade do Panamá-Salvador foi planejada com horários estratégicos. Os voos partem de Salvador às segundas, terças, quintas e sábados, à 1h25, com chegada ao destino às 6h40. Já no sentido inverso, as decolagens do Hub das Américas acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, com pouso em Salvador à 0h25 do dia seguinte.
Para Monica Afonso, gerente de vendas da Copa Airlines para o Brasil, a inciativa vai mudar a relação cultural e econômica da Bahia com outros destinos. "Essa é uma data super importante, porque a Copa Airlines vai promover essa conectividade do soteropolitano ao Panamá, para mais de 85 cidades, em 32 países, isso, com certeza, vai fomentar cultura, vai fomentar os negócios e vai fomentar turismo", comentou Monica.