A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através da Superintendência de Turismo do Polo Chapada das Mesas, encerrou o ano de 2025 com uma série de iniciativas de sucesso em um dos principais polos turísticos do Maranhão.
Entre as ações realizadas em parceria com o trade turístico local, destacam-se projetos voltados para a qualificação profissional, inovação, valorização cultural e promoção de novas experiências.
A Superintendência esteve presente nos principais eventos de mercado do turismo do Brasil, como WTM Latin America, Salão do Turismo e ABAV EXPO, reforçando a promoção dos destinos turísticos da região da Chapada das Mesas.
Além da participação em eventos e feiras nacionais do segmento, a Superintendência de Turismo da Chapada das Mesas participou também de eventos região da região sul do estado, como o Integra Chapada, AgroBalsas, maior feira de agronegócio do Maranhão, e Expoimp, principal feira multissetorial de negócios da Região Tocantina, com estandes que atraíram milhares de visitantes e despertaram interesse pelo turismo de aventura.
"Estamos contentes pelos resultados alcançados. A força do turismo na Chapada das Mesas é uma prova do potencial do nosso estado em cativar os visitantes que querem viver momentos inesquecíveis. Continuaremos potencializando as vivências, alavancando os produtos turísticos e impulsionando os atrativos locais", garantiu a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Foram realizadas durante o ano também ações de governança com a orientação aos municípios em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro, bem como reforço na formalização dos equipamentos turísticos da Chapada das Mesas, através do Cadastur.
A Superintendência realizou ainda atividades de suporte ao Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur) na atuação junto aos artesãos para emissão da carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O superintendente do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelner, fez um balanço positivo das ações e parabenizou os esforços do Governo do Estado para potencializar ainda mais o turismo na região.
"Ano produtivo"
"Foi um ano muito produtivo, onde as ações se tornaram possíveis graças aos esforços e trabalho árduo que a secretária Socorro Araújo e o governador Carlos Brandão fizeram ao longo de 2025. A superintendência da Chapada das Mesas, além de conectar todas as políticas públicas do estado com a região, é um braço da Setur-MA no Polo, dando suporte como foi o caso das Expedições de Turismo, o Projeto Trilha dos Saberes, que fortalece o Turismo de Base Comunitária no maior polo turístico do estado", elencou o superintendente.
Em 2025, a Setur-MA, por meio da Superintendência da Chapada, realizou uma Press Trip com a finalidade de captação de imagens para a reformulação do Banco de Imagens do Polo Chapada das Mesas.
Chapada das Mesas
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação que abrange 160, mil hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão.
Criado em 2005, o parque faz parte do esforço dos órgãos ambientais para elevar a área protegida no Cerrado.
Na época de sua criação, pouco mais de 2,5% do bioma estava resguardado em unidades de conservação federais e estaduais.
A região do parque é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas.
A origem do seu nome se dá em razão de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.
O parque ainda possui cachoeiras como São Romão e a Cachoeira da Prata.
Essas cachoeiras ainda são pouco exploradas, devido à dificuldade do acesso, com necessidade guias locais e veículos quatro por quatro.
Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu.
Com informações do governo do Maranhão