Por:

95% dos hotéis cearenses totalmente ocupados durante o réveillon

O Réveillon 2025 confirma a força do turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento do Ceará. De acordo com estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), considerando o período de 30 de dezembro de 2024 a 2 de janeiro de 2025, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 95%, refletindo a alta demanda turística em todo o território cearense.

No recorte analisado, a demanda hoteleira na capital alcançou cerca de 90 mil hóspedes, enquanto a demanda turística via Fortaleza somou aproximadamente 225 mil turistas, reforçando o papel da capital como principal porta de entrada do Estado.

Ao todo, o Ceará contou com uma oferta de 13,5 mil unidades habitacionais no período.

Receita

A intensa movimentação resultou em uma receita turística estimada em R$ 468,4 milhões, com impacto ainda mais amplo na economia. A renda gerada alcançou R$ 819,7 milhões, beneficiando diretamente setores como hotelaria, bares, restaurantes, transporte, comércio e serviços em geral.

Os dados também evidenciam a forte ocupação hoteleira em destinos consolidados e estratégicos para o turismo cearense, tanto no litoral quanto em regiões de grande apelo turístico.

Alguns exemplos apontam a força da presença turística. Em Porto das Dunas, 91,40%. Em Canoa Quebrada, 99,17%. Em Cumbuco: 89,92%. Em Pecém/Taíba, 85,55%. Em Jericoacoara, 88,04%. Em Camocim, 85,42%.

Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, Fortaleza cumpre um papel fundamental como porta de entrada do turismo no Ceará, mas o que esses dados mostram é que todo o Estado está ocupado e se beneficiando desse fluxo. Isso é resultado de uma política de turismo planejada, que entende o turismo como uma política de Estado, capaz de gerar emprego, renda e oportunidades".