Em 2025, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) ampliou em 22,5%, em relação a 2024, o número de vagas em cursos e atividades de capacitação ofertados pela Escola de Governo de Sergipe, totalizando 5.115 servidores capacitados. Criada como braço de formação e capacitação de pessoal do Governo do Estado, a unidade vinculada à Sead abriu vagas, de janeiro a dezembro deste ano, em 66 cursos de capacitação, além de promover palestras, encontros, rodas de conversa e seminários formativos.
De especializações a mestrado, de línguas estrangeiras a MBA Executivo para a alta gestão, a Escola de Governo não apenas ampliou, mas também inovou na oferta de cursos de capacitação para os servidores estaduais ao longo deste ano. A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, explica que a expansão das atividades da Escola de Governo está inserida no Planejamento Estratégico da gestão estadual.
"Somente na área de pós-graduação, nesses três anos de gestão do governador Fábio Mitidieri, já são quase 500 servidores estaduais matriculados, que já concluíram ou estão cursando cursos de mestrado e de especialização em diversas áreas. E, neste ano, como forma de coroar esse trabalho, ofertamos o MBA Executivo em Administração Pública, um curso voltado para a alta gestão", destaca.
Para isso, ressalta Lucivanda, a Escola de Governo estabeleceu parcerias com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Tiradentes, a Faculdade de Direito 8 de Julho e a Fundação Getulio Vargas (FGV). "Esse é um trabalho que busca capacitar os servidores de forma integral, para que possamos qualificar cada vez mais os serviços ofertados pelo Governo do Estado ao cidadão", afirma.
Conforme detalhado pelo diretor-geral da Escola de Governo de Sergipe, Wellington Mangueira, a gestão estadual já ofertou, por meio da Escola de Governo, cerca de dez cursos de pós-graduação aos servidores estaduais, em áreas como direitos humanos, gestão de pessoas, direito público, controle interno e gestão de excelência em desenvolvimento sustentável. Com isso, a gestão fortalece o compromisso com a qualificação técnica e a excelência na gestão pública. "Nos últimos três anos, já são mais de 200 cursos de capacitação realizados, com mais de 11 mil vagas ofertadas em diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho reflete o esforço conjunto de toda a equipe da Escola de Governo, das secretarias parceiras e das instituições de ensino que têm caminhado conosco", pontua.