Em 2025, a Bahia consolidou sua liderança no turismo nacional, com crescimento acima da média do país. De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a outubro, o volume das atividades turísticas no estado cresceu 7,4%, enquanto o aumento no Brasil foi de 5,3%, em comparação com o mesmo período de 2024.
No turismo internacional, a Bahia lidera a entrada de visitantes estrangeiros no Nordeste, com recorde histórico. De janeiro a novembro de 2025, 187,9 mil turistas do exterior estiveram no território baiano, um aumento de mais de 50%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 125,1 mil. Os aeroportos baianos receberam 43,7% dos visitantes internacionais que procuraram a região nordestina, o melhor resultado, desde 2019, quando durante todo o ano, o estado recebeu 152 mil estrangeiros. Os dados são da Embratur e da Polícia Federal.
As conquistas de 2025 refletem as ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em intervenções estruturantes, na promoção dos destinos, capacitação de mão de obra e captação de novos voos. A pasta atuou nas principais feiras e roadshows, no Brasil e no exterior, totalizando 106 participações. Mais de nove mil operadores e agentes de viagens, nacionais e estrangeiros, foram capacitados sobre as potencialidades turísticas do estado.
A Bahia tem ligação aérea com os principais polos emissores de turistas no Brasil e voos diretos que partem de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), o que representa estar conectada a mais de 200 destinos ao redor do mundo. O voo Paris-Salvador, da Air France, que oferece conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África, completou um ano, período em que transportou 89 mil passageiros.