O Réveillon dos Sergipanos, evento que marcará a chegada de 2026 na Praia da Cinelândia, Orla da Atalaia, a partir das 19h da quarta-feira, 31, contará com uma estrutura ampla e ações integradas de pastas da Prefeitura de Aracaju para garantir o conforto, a segurança e o bem-estar do público. Na segunda-feira, 29, representantes de secretarias envolvidas nas ações de trânsito, segurança pública, saúde, acessibilidade, assistência social, ordenamento urbano, entre outras, apresentaram o planejamento para o evento.
Com uma programação composta exclusivamente por artistas sergipanos, o Réveillon dos Sergipanos 2026 deve atrair cerca de 100 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar. A festa reforça a valorização da cultura local e deve refletir positivamente em setores como hotelaria, bares, restaurantes e serviços, que projetam aumento expressivo na movimentação durante o período festivo.
Conforme o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, a alta de expectativa de público para o Réveillon dos Sergipanos integra um movimento de consolidação do destino Aracaju.
"Não tem mais vaga na rede hoteleira de Aracaju. Os dias 31 e 1º são os dias em que a gente mais recebe turista no ano. São mais de 2 mil pessoas que fazem o passeio para a travessia da Croa do Goré e Ilha dos Namorados. Nós esperamos, nessa alta estação, receber 150 mil pessoas. A prefeita lançou a campanha de capital do Sol, Sossego e Mar e, nacionalmente, Aracaju se posicionou como novidade do Brasil. Foi um trabalho longo que a gente fez, e o Réveillon é uma dessas etapas", disse ele.
O evento terá shows dos artistas Maysa Reis, Leonne o Nobre, Unha Pintada, Calcinha Preta e Mikael Santos, seguidos de espetáculo pirotécnico de 12 a 15 minutos, realizado em conformidade com a legislação municipal que regulamenta o uso de fogos de artifício de baixo ruído em eventos públicos.
No trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) montou uma operação para garantir fluidez e segurança viária. Segundo o diretor de trânsito da SMTT, Júlio César Zambon, o planejamento contempla robusto aparato profissional, bloqueios e desvios.
"Teremos um efetivo de 50 agentes, apoio de 16 viaturas e oito motocicletas. Vários pontos da Orla serão fechados, teremos um ponto de táxi na Avenida Rotary e orientação de trânsito por todos os agentes, para que seja uma festa de Réveillon a contento para toda a sociedade", detalhou.
Já a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) empregará cerca de 130 guardiões, com atuação de todos os seus grupamentos. O esquema contará ainda com videomonitoramento por meio de câmeras fixas distribuídas ao longo do circuito, além de fiscalização do perímetro externo para coibir cobranças irregulares de estacionamento.
De acordo com o comandante-geral da GMA, Ricardo Silva, o planejamento visa reforçar a sensação de segurança que já é consolidada na capital sergipana.
"A Guarda se planejou, vai colocar em torno de 150 guardas municipais para poder garantir a segurança, com todos os grupamentos, tanto na arena como nas áreas periféricas. Nós vamos ampliar também o número de câmeras, porque a tecnologia vai ser parceira", comentou.
Representando a Polícia Militar, que trabalhou em conjunto com a Prefeitura de Aracaju para garantir a segurança de quem vai festejar o Ano Novo na Orla, o tenente-coronel Nascimento explicou que o policiamento envolve toda a área de shows, vias de acesso, trânsito e faixa de areia.
"São 350 policiais militares escalados, 34 viaturas, 10 motos, um policiamento que abrange tanto a área dos shows e reforço naquela área da Cinelândia até o Corpo de Bombeiros", afirmou.