A agricultura familiar é uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo a principal fonte de produção de alimentos e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), desempenha um papel fundamental na efetivação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável do campo e na segurança alimentar em todo estado. Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil, o que comprova a força e potência da produção rural na economia nacional. Ao longo do ano de 2025, a SAF comemora os avanços no setor que vem crescendo.
Por meio de um conjunto de ações, a SAF está levando políticas públicas aos agricultores e agricultoras familiares de todo o Maranhão, priorizando o apoio às comunidades tradicionais, ao extrativismo e à população desfavorecida do campo. São políticas que contemplam desde o acesso à terra, passando pelo apoio produtivo e a comercialização dos diversos produtos oriundos da agricultura familiar.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou que a Secretaria tem atuado fortemente para garantir aos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, o acesso às políticas públicas essenciais para o fortalecimento e desenvolvimento rural do Maranhão.
"Nosso trabalho tem sido essencial para transformar a realidade das comunidades rurais do Maranhão. Com o apoio decisivo do governador Carlos Brandão, alcançamos avanços significativos nos últimos anos, fortalecendo um dos setores que mais cresce no estado. Os diálogos permanentes em torno de projetos estratégicos para o Maranhão são fundamentais para a efetivação de políticas públicas que reduzam desigualdades e promovam o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Atuamos de forma incansável pelo desenvolvimento rural, no enfrentamento à pobreza e na promoção de uma alimentação saudável para toda a população. Os resultados são visíveis, e seguimos firmes no compromisso de ampliar ainda mais as ações em todo o estado", destacou Bira do Pindaré.
O acesso aos mercados institucionais é um dos eixos principais desenvolvidos pela SAF como uma política que gera oportunidades de negócios aos agricultores e, principalmente, gera renda e incentiva a melhor produzir e entregar um produto de qualidade.
Com as ações do Programa de Compras da Agricultura Familiar e da Economia Solidária a SAF destinou, em 2024, recursos de R$ 8,5 milhões para aquisição dos produtos do campo.