O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), assinou um novo convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por intermédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), reforçando a integração da unidade à rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando a oferta de serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade.
Com valor anual pactuado de R$ 80,7 milhões, o acordo representa um acréscimo de R$ 594.181,68 em relação ao contrato anterior, garantindo mais recursos para ampliar o acesso e qualificar a assistência, com impacto direto na redução de filas e do tempo de espera por procedimentos especializados.
A renovação do convênio consolida e amplia linhas de cuidado prioritárias da Rede de Atenção à Saúde, com foco em áreas como atenção materno-infantil, cardiologia, oncologia, nefrologia, urgências e emergências, atenção cirúrgica e saúde da mulher. O fortalecimento do cuidado às pessoas com doenças raras e a integração às redes prioritárias, incluindo a Rede Alyne materno-infantil, também estão entre os objetivos da parceria.
Segundo Bruna Dornelas, secretária executiva de Regulação em Saúde, "esse convênio fortalece de forma decisiva a integração do Hospital das Clínicas à rede estadual de atenção à saúde. Do ponto de vista da regulação, ele amplia a capacidade de resposta do SUS em Pernambuco, garantindo mais acesso a serviços especializados, maior organização dos fluxos assistenciais e redução do tempo de espera dos usuários. É um instrumento estratégico para qualificar o cuidado e assegurar que esses serviços cheguem de forma equânime à população".
O HC-UFPE, localizado no Recife, é uma das principais unidades públicas de saúde do Estado, com 302 leitos distribuídos entre cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos e complementares, atendendo integralmente usuários do SUS em diversas especialidades. Além da assistência, o hospital universitário desempenha papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e tecnológicas.
Entre os avanços previstos com o novo convênio está a implantação da habilitação em Hospital-Dia, com 25 leitos, que permitirá ampliar procedimentos com menor tempo de internação e maior rotatividade, melhorando a eficiência do atendimento e reduzindo a demanda por internações prolongadas.
O convênio também prevê a ampliação da atenção cirúrgica especializada, com destaque para o aumento de cirurgias voltadas ao tratamento da endometriose profunda, e o incremento da produção ambulatorial e hospitalar regulada para condições crônicas e de alta complexidade, fortalecendo o cuidado contínuo e integral ao paciente.
Outro ponto de destaque é a modernização de processos assistenciais e a intensificação da articulação entre o HC-UFPE e a regulação estadual, com o objetivo de otimizar o fluxo de atendimento, coordenar melhor as referências e contrarreferências.