Por:

Cultura da Paraíba faz balanço de ações

Na última reunião ordinária do ano, realizada nesta sexta-feira (19), no Museu de História da Paraíba, Centro de João Pessoa, os conselheiros prestigiaram a troca de guarda da Polícia Militar, com a banda da Polícia Militar da Paraíba. O Consecult fez um balanço das ações de 2025 e tratou sobre a continuidade e o desenvolvimento efetivo das ações de políticas culturais para a Paraíba, também com a implementação do Ciclo 2 dos editais de fomento da Política Nacional Aldir Blanc.

Conselheiros de cultura são responsáveis por levar as demandas da população paraibana para debate e encaminhamento no Consecult, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil, em reuniões ordinárias e extraordinárias. O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, falou sobre a coesão dos membros do conselho que tomam decisões de forma a descentralizar e regionalizar editais de cultura para que cheguem a mais pessoas em toda a Paraíba. "O que estamos construindo aqui está para além deste plenário. Nos conectamos com as pessoas que fazem cultura do litoral ao sertão da Paraíba, construímos uma ponte muito importante, que a gente pode chamar de descentralização, regionalização ou como bem coloca a ministra da Cultura Margareth Menezes em suas falas, podemos chamar de novas centralidades.

No momento em que a gente decide agir nessa direção sabemos que vai gerar um impacto, quando a gente opta por descentralizar, por regionalizar com editais que contemplam muitas pessoas de várias cidades, culmina em um resultado com impacto real da nossa decisão política que transforma a realidade das pessoas", frisou. E completou, "é muito importante falar disso, porque quando isso acontece impacta positivamente, é alcançar o sentimento de pertencimento das pessoas em seus próprios locais como fazedores de cultura. É olhar para o interior do estado e ver as coisas acontecendo e as pessoas se apropriando disso. Então, eu sou muito feliz por poder estar hoje na condição de secretário de Cultura e poder ver isso se materializando na ponta, poder ver as pessoas sentindo orgulho das suas produções artísticas, das pessoas consumindo cultura e tendo orgulho dos seus territórios".

Na oportunidade, foram dadas as boas-vindas aos novos conselheiros que vão compor o Consecult no biênio 2026/2028. O pleito de 2025 elegeu doze titulares e onze suplentes e teve mais de 12 mil votos. 48 cidades da Paraíba receberam urnas, em uma eleição acessível, que acolheu votos de todas as pessoas que quiseram exercer sua cidadania cultural. A primeira regional de cultura que abrange as cidades de João Pessoa, Bayeux, Baía da Traição e Marcação teve um total de 2.305 votos.